terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Um abraço à causa

Rio de Janeiro - Não é por acaso o aparecimento constante do vermelho em bandeiras, faixas, cartazes, panfletos e camisas. A cor lembra paixão e sangue, grandes componentes para manter em pé o movimento das rádios comunitárias. O VI Congresso da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária busca dar visibilidade ao protagonismo dos trabalhadores e fortalecer as RadCom através de criação de metas e organização.
Os “fazedores” de rádio comunitária sabem o que acontece e como o governo se comporta. Durante entrevista coletiva concedida antes da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultura, no dia 07 de novembro de 2007, o presidente Lula afirmou que criou um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para resolver estes problemas. Foi muito aplaudido, mas esqueceu de dizer que o grupo foi criado por ele em 2005 e encerrado no mesmo ano. E assim o movimento é tratado na política: com descaso.
Ironicamente, vemos o patrocínio do Governo Federal e do Ministério das Comunicações para a realização do congresso. Muitas rádios que, inclusive, são fechadas pela ANATEL foram contempladas com verbas governamentais para criação de laboratórios de informática, por exemplo. É assim o cotidiano das rádios comunitárias no Brasil: elas são apoiadas e repreendidas pelo mesmo governo. Entre tapas e beijos. Mais tapas que beijos.
No caso da logomarca do Governo Federal, é indispensável quando empresas como Petrobrás e Embrapa dão patrocínio. Já o nome do Ministério das Comunicações foi uma exigência dos Correios. “Doeu o coração, mas precisávamos do patrocínio. Não teve jeito”, disse Joaquim Carvalho, ex-coordenador jurídico da ABRAÇO Nacional.
Grupos de trabalho discutiram a elaboração de um plano de lutas, os desafios e perspectivas do movimento. A eleição de uma nova delegação se tornou indispensável, visto a diretoria defasada. Agora, é preciso aplicar as idéias na prática. Não adianta perder mais tempo com lamentações.

Por Carolina Custódio Cardoso
Estudante de Comunicação Social/ Jornalismo Universidade Federal Fluminense

Nenhum comentário: