quinta-feira, 10 de abril de 2008

PAUTAS: Outro Olhar no jornalismo da TV Brasil

:: por Janaina Rocha


OLÁ! Vamos pautar a TV Brasil?


Para estas semanas, pensamos em pautas que merecem o olhar cidadão. Se você acredita na comunicação como um direito, participe da construção do jornalismo público na TV Brasil. O Outro Olhar é o espaço da sociedade no jornalismo da TV Brasil, exibindo conteúdo informativo, como reportagens, entrevistas ou imagens. Exemplos:


SAÚDE PÚBLICA - Mote/gancho - Dia Mundial da Saúde (7/04), que será tema durante todo o mês. Há uma variedade de temas relacionados, como o crescimento de casos da dengue e da febre amarela, os males do cigarro, a saúde de idosos, o atendimento no SUS, as mortes de crianças indígenas, o trabalho de voluntários etc. O importante é trazer a perspectiva de sua comunidade sobre a saúde, que é assunto da pauta nacional.


INDÍGENAS - Mote/gancho - Dia do Índio (19/04). Neste mês, vamos retratar amplamente tudo o que envolve um cidadão indígena brasileiro. Sua saúde, suas culturas, suas manifestações tradicionais, seu modo de viver e olhar a vida. Cabe o factual, como a situação da Raposa Serra do Sol, onde pode haver um novo conflito. Cabe a denúncia da exploração sexual de crianças e mulheres indígenas. Cabe a beleza e a sabedoria, toda a nossa diversidade e brasilidade no contexto indígena.


ALIMENTAÇÃO, um direito - Mote/gancho - Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, dia 14/04, no Brasil. Vamos trazer pra realidade os temas que o mundo debate, como as ações globais e emergenciais da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome.


Podemos mostrar:
- a realidade dos pequenos agricultores, vulneráveis aos preços dos alimentos;
- a persistência da fome ao nosso lado, com situações presentes em todo o Brasil;
- a economia solidária e o trabalho de cooperativas;
- as saídas criativas das comunidades, sejam para se alimentar, para se sustentar ou para promover um mundo sem fome.


TRABALHO - Mote/gancho - Dia do trabalho, do Trabalhador(a), 1º/05. É um desafio mostrar as diversas faces da trabalhadora e do trabalhador brasileiro. E de que forma eles se "viram", formalmente ou informalmente. Mostre o que é esse "sivirismo", por exemplo. Ou, outro exemplo, quem é o jovem trabalhador brasileiro. Uma pesquisa da FINEP vai mostrar como funciona o mercado de trabalho para jovens em cinco comunidades carentes do Rio de Janeiro: Rocinha, Queimados, Vila Aliança, Alemão e Caju. Dados preliminares indicam que as funções que mais absorvem jovens são as chamadas ocupações não manuais de rotina, como vendedores, demonstradores, caixas e auxiliares de escritório. As ocupações técnicas e artísticas, principalmente o serviço militar, também absorvem uma parcela significativa.


Vamos mostrar essa realidade no Brasil!


MEIO AMBIENTE - Mote/gancho - Conferência Nacional de Meio Ambiente, dia 08/05. O Outro Olhar começou em dezembro estimulando uma pauta sobre meio ambiente e sobre as mudanças climáticas. O tema permanece como principal assunto. Além de mostrar as mudanças e as conseqüências, se souber, retrate também experiências de educação ambiental, que podem servir de exemplos.


Parte do que exibimos (a duração média dos vídeos é de 3 minutos) está nos sites:
http://www.tvbrasil.org.br/reporterbrasil/outroolhar.asp
http://www.agenciabrasil.gov.br/
[em vídeos]
http://www.youtube.com/watch?v=7yp66ANo6S4
http://www.youtube.com/watch?v=RX36GA3SgQU&feature=related
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=971


Abraços da equipe do Outro Olhar, e escrevam pra gente pra viabilizarmos as produções (formas de envio, formatos e pautas): Adriano de Angelis (articulação) Alessandra Bastos (pauta) Janaina Rocha (pauta, edição e coordenação de produção) Jefferson Matoso (produção e técnica) Larissa Gomes (produção e pauta).


POR FAVOR, REPASSEM ESTE EMAIL PARA QUEM TIVER INTERESSE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou realizando o fechamento da minha monografia e seria muito importante para mim entrar em contato com os responsáveis pelo quadro "outro olhar". Obrigada Ariana de Melo - arianademelo@yahoo.com.br