quarta-feira, 16 de abril de 2008

fisl9.0 reúne milhares de desenvolvedores de software livre

Começa amanhã, dia 17/4, a nona edição do Fórum Internacional Software Livre, o fisl9.0. Durante três dias, o Centro de Eventos da PUC-RS vai sediar o evento, hoje considerado a maior concentração latino-americana de pessoas ligadas ao mundo do software livre. Desde 2000, quando aconteceu pela primeira vez, o Fórum vem ganhando adeptos e está em franco crescimento, segundo os organizadores. Para a edição estão sendo esperados mais de 6 mil participantes, de vários países.

O fisl9.0 é um momento de discussão, troca de experiências e conhecimento. É também - e principalmente - oportunidade de reunir milhares de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do software livre. Para se ter uma idéia da importância desta ação, basta registrar o crescente número de comunidades desenvolvedoras de código aberto no mundo (de forma cooperada) nas mais diversas áreas: segurança, educação, economia, política, cultura e tecnologia, por exemplo. A divulgação da cultura livre, inclusive, é um dos pontos altos.

PONTÃO MINUANO
O Fórum caracteriza-se por englobar atividades e palestras ligadas à cultura livre (música, filmes, teatro, produção textual). Ciente disto e envolvido no tema, o Pontão de Cultura Digital Minuano aproveita o fisl9.0 para realizar o seu 1º Encontro Estratégico, na sexta e no sábado, dias 18 e 19/04.

Serão apresentadas a metodologia do Pontão e os referenciais do projeto de Educação à Distância (EAD). Oficinas sobre edição de áudio e vídeo e um bate-papo sobre direito autoral e produção cultural também estão programados na grade de atividades.

No Espaço Arena Arte Livre o público do Fórum terá a oportunidade de se familiarizar com as ferramentas e técnicas de produção artística com software livre. Em oficinas gratuitas, à partir das 14 horas, coordenadores do Pontão irão explanar sobre como é possível utilizar software livre para trabalhar com produção multimídia.

[+] Mais informações
www.fisl.org.br
Programação do evento

Nenhum comentário: