quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pernambuco faz ato dia 25/4 e distribui nota à população

Rádios Comunitárias: “Sem a nossa voz não há democracia”.


No último dia 17 de março a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) percorreram a região metropolitana do Recife e o interior do estado, com 18 equipes, na chamada operação: "Segurança no Ar!", segundo uma denúncia de interferência na comunicação do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Esta ação foi amplamente divulgada pelas televisões, rádios e jornais locais, nos acusando de CLANDESTINIDADE, de colocarmos em risco o TRÁFEGO AÉREO e de CONCORRÊNCIA DESLEAL.

Esclarecemos que não somos clandestinas, pois toda a comunidade sabe nosso endereço, além de nos dar LEGITIMIDADE na defesa dos direitos e na prática diária do exercício da comunicação comunitária. Não interferimos no tráfego aéreo, pois nossos equipamentos são AUTORIZADOS E HOMOLOGADOS pelo Ministério das Comunicações, que determina a potência de 25 watts conforme a legislação federal. As rádios comerciais, por exemplo, trabalham com potências MAIORES. Como sustentar esta informação se dos 56 mandados, apenas 6 rádios estavam em torno do Aeroporto, e quantas destas derrubaram aviões? Respondemos: NENHUMA!

Quanto a concorrência desleal, nota-se o pouco conhecimento acerca das rádios comunitárias, pois lutamos para garantir a sustentabilidade através dos apoios culturais, que nos ajudam a pagar as despesas de água, luz e telefone. Somos voluntários, como determina a Lei das Rádios Comunitárias (9.612/98).

Nossa existência surgiu, justamente da necessidade de desenvolver atividades que contribuíssem para transformar a comunidade e potencializar essa transformação para fortalecimento e consciência dos moradores e moradoras na busca de sua identidade cultural e política, através de sua própria voz.

Agradecemos a todos e todas que compreendem o nosso papel, que nos incentivam, que nos defendem nas comunidades e contribuem no dia-a-dia com a nossa existência. Agradecemos também, aos movimentos sociais, aos artistas independentes, as ong´s, as entidades nacionais e internacionais que defendem o direito humano a comunicação e aos parlamentares que defendem em seus mandatos a luta das rádios comunitárias.

Agradecemos a nossa família que ao longo desses anos tem sofrido conosco, a perseguição promovida pelas campanhas freqüentes da grande mídia, que nos humilha e criminaliza pelo fato de estarmos exercendo legitimamente o nosso direito a comunicação, conforme determina a Constituição Federal de 1988.

VIVA AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS!

VIVA O DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO!



ABRAÇO-PE :: AMARC :: ARPE :: FERCOM

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é David Moreno, da Rádio Comunitária Alternativa, em Paulista/PE... houve um Equivoco na matéria acima, (Recife), mas tudo bem, quero só reforçar o convite para o dia 25/04 às 14:00h... estárei lá se Deus quiser!
nosso blog: arcafm.zip.net

Anônimo disse...

Gostaria de expressar todo meu Apoio frente à materia acima citada!!! quando dizem que..."uma emissora de 25 watz e uma antena de 30 m é capaz de derrubar um avião.." _ o que causaria então uma emissora com antena de 120 m e transmissor de 80 Khz --> certamente derrubaria, então, um disco voador, causando uma guerra inter planetária... Ainda há quem acredite nisso!!! affff