sábado, 22 de março de 2008

Como montar uma rádio MP3


Que MP3 é o assunto do momento todo mundo já sabe. Mas sabia que é muito fácil fazer uma rádio ao vivo com o formato? Tudo que é preciso ter são dois plugins instalados em seu computador que serão usados em conjunto com o Winamp, um dos mais populares tocadores de MP3 para a plataforma Windows.

Na verdade, a rádio funciona mais como um auto-falante do seu Winamp para quem está conectado à Internet. Tudo o que você vai estar fazendo é permitir que outras pessoas possam escutar as MP3 que seu player estiver tocando. Ainda não dá para ser um locutor de verdade, porque é preciso haver uma ferramenta que fique continuamente compactando sua voz em MP3 ao mesmo tempo que transmite. Talvez com o aumento da banda (canal por onde trafegam os dados) isso venha a se modificar.

Enquanto a banda não aumenta, é possível saciar sua sede por ser um disk-jóquei de uma estação de rádio seguindo as instruções desta matéria. O processo é relativamente simples. Além de precisar ter instalado o Winamp, são necessários dois plugins. O primeiro serve para fazer o transmitir as músicas e outro funciona como um servidor (gerenciador do fluxo de dados entre a máquina que faz o envio de dados e a que recebe) onde as pessoas conectarão. Esses plugins podem ser encontrados na página da SHOUTcast.

É bom ter em mente que é preciso uma boa conexão com a Internet, para que as pessoas possam escutar as músicas que serão transmitidas com uma qualidade razoável. No exemplo que estamos publicando, é fundamental que seus ouvintes também tenham instalados o Winamp, caso contrário o streaming (termo que designa a transmissão contínua de sons, músicas e vídeos pela Internet) não vai funcionar.

COMEÇANDO
Como dissemos anteriormente, todos os aplicativos necessários para começar a sua rádio estão disponíveis na Internet, no site da SHOUTcast. Para fazer o download entre na área "download shoutcast". Clique no botão "be a server", e faça o download do SHOUTcast Server, de acordo com a plataforma que você usa. Aqui usamos o SHOUTcast WIN32 GUI server v1.1.0 (esse funciona em Windows de 32 bits, ou seja, Win 95/98, a partir de uma interface gráfica). Existe também a opção Console, que será a utilizada a partir do Prompt do MS-DOS.

Próximo passo, volte onde foi escolhido "be a server" e escolha agora "be a D.J.". Para administrar a rádio será utilizado um plugin chamado SHOUTcast Source for Winamp DSP Plugin. Faça o download que tem 12 KB (o arquivo que baixamos aqui tinha o nome de dsp_sc.zip).

Abra o arquivo do Plugin DSP, que foi baixado do site da SHOUTcast e descompacte ele no seu diretório 'Plugins' do Winamp. Esse pequeno programa tem como utilidade configurar a sua rádio. Descompacte também o arquivo do servidor, baixado do mesmo site. Ele tem como função permitir que as pessoas possam ouvir a "rádio online".


4 comentários:

Anônimo disse...

Esta muito bom nosso blog, mas sem visitantates comentarem os post, fica sem registro de visitas, tambem gostaria de ver algo mas na linha politica.

Tony Marques

Rusgridiu disse...

tem como colocar a radio no blog ?

Unknown disse...

Fala galera... muito boa a postagem, estou procurando informações sobre rádios online, pois estou querendo montar uma no meu blog, gostaria de saber se tem como gravar toda a programação antes dela ser passada, será que desse modo teria como falar na rádio? me achem no www.onedegrau.blogspot.com

Gabriel disse...

Cara muito bom a explicação ae, vou tentar monta uma radio ;)