sábado, 22 de março de 2008

Exemplo de uma grade de programação


1. Início da programação, com comercial "de nosso patrocinador"
2. Noticiário - três ou quatro notícias sobre o tema trabalho ou desemprego
3. Música - a primeira das dez mais votadas pelo telefone!
4. Receita prática, fácil e gostosa
5. Comercial - serviços para a comunidade
6. Entrevista ao vivo - assunto da semana: trabalho no século 21
7. Programa de perguntas e respostas (neste dia pode haver a final do concurso e a premiação do vencedor)
8. Dicas da semana - novas profissões que estão surgindo
9. Música / poesia - sobre o tema trabalho
10. Chamada para evento de fim de semana
11. Novela - "Em busca de um emprego"
12. Horóscopo - previsões voltadas para o trabalho para três signos (outros no decorrer da programação do dia)
13. Fim da programação do dia: agradecimentos do patrocinador.
Sugestões de formatos para alguns blocos dessa grade:
Comerciais - divulgar serviços que gostariam de oferecer para a audiência. Perguntar quem tem alguma profissão ou faz algum tipo de trabalho e gostaria de montar um texto do tipo classificado. Este irá ao ar na programação da rádio. Colocar música de fundo e sonoplastia ou estimular que criem um jingle para o comercial.
Noticiário - a partir da leitura de textos obtidos por meio de pesquisa, elaborar notícias. Exemplo: "As profissões que surgiram nos últimos anos ligadas ao mundo digital"; "Jovens estão inseguros quanto a que profissão escolher"; "O perfil do profissional do século 21"; ou ainda "Desemprego mundial aumenta".
Músicas/poesias - pesquisar músicas e poesias com temática relacionada ao trabalho. Pode-se convidar músicos da localidade para cantarem ao vivo, recitar poesias ou reproduzir a música original. Exemplos: "Operário em construção", de Vinícius de Moraes; "Construção", de Chico Buarque; "Capital de indústria", de Herbert Vianna; "Ensaboa", de Cartola e Monsueto.
Receitas - Nesse programa pode abrir-se espaço para as donas de casa enviarem receitas e dar a receita no ar por telefone ou alguma confeitaria ou restaurante etc. Também pode-se divulgar serviços de confeiteiros, festas e comemorações.
Entrevista ao vivo - convidar uma pessoa (parente, amigo, personalidade, funcionários da prefeitura, etc.) para falar sobre trabalho. A equipe do programa deverá "bolar" o questionário da entrevista baseando-se em textos lidos. Exemplos de temas: o trabalho no século 21; o desemprego no Brasil; falando sobre minha profissão.
Programa de perguntas e respostas - os locutores destinados para esse bloco "bolam" de três a cinco perguntas sobre um tema com três ou quatro opções de respostas, com apenas uma correta. Os participantes irão responder às perguntas num jogo de competição. Vence o que acertar mais respostas. O apresentador anuncia uma nova etapa com perguntas desenvolvidas a partir de um outro tema. Outros ouvintes também podem participar.
Novela - Criam-se capítulos para uma novela sobre um tema ligado ao trabalho. Por exemplo, "Em busca de um emprego" em que o protagonista pode passar por várias situações como entrevistas com o futuro patrão; busca de emprego nos jornais; dificuldade de arrumar um novo emprego; falta de habilidades para profissões novas; etc. Aqui, novamente, faz-se necessária a leitura de textos informativos e a discussão sobre temas ligados ao trabalho. A equipe do programa se encarrega de escrever os textos no formato teatral, fazer a sonoplastia necessária, arranjar músicas de fundo, ensaiar e apresentar a novela
Adaptação de texto do manual do projeto Educom

Nenhum comentário: