segunda-feira, 31 de março de 2008

municipalizar ou não: eis a questão

Sem dúvida alguma não há qualquer diferença da canastragem geral. Quero me referir que os detentores do Poder estão mais fortalecidos nas localidades, pois é ali que residem. E, por consequência, a resistência à democratização das cidades é muito maior, pois não há qualquer interesse na quebra dos grandes monopólios e das estruturas repressoras. Não é à toa que dificilmente conseguimos fazer com que as rádios comunitárias sejam, efetivamente, públicas, sob o controle da coletividade, pois quando o indivíduo detém o "poder" (como prefeito, Juiz, advogado, professor, presidente da associação, administrador das vassouras dos garis, enfim...), de súbito é acometido pela "picada da mosca azul" e o objetivo é, quase sempre, estreitar fileiras com o REI ou SENHORES. E, em consequência, ficamos sem instrumentos para discutirmos e analisarmos a verdadeira tarefa destes centros de poder.

Não conheço muito bem a realidade de outros países, pois o acúmulo de atividades têm me premido de conhecê-las. Mas a realidade que conheço no Brasil é exatamente esta. Tenho dito que somos um BANDO, mas jamais um GRUPO, pois ninguém quer ver o seu reduto ou covil ameaçado. Estamos fazendo de conta que nos relacionamos com outras entidades, mas, na verdade, nos enganamos. Podemos até compartilhar do mesmo discurso, mas na ora H não temos disposição de nos indispormos com o REI. Então, fica esta canalhice de, por conta de correntes ou pensamentos divergentes, buscarmos justificativas para a inexistência de movimentos sociais. Enquanto isso, os detentores destes centros de poder ficam cada vez mais fortalecidos.

Um dia, quando tiver tempo, pretendo colocar os meus pensamentos no papel acerca da realidade indignante e burocratizante de nossas "lideranças" sociais. E o pior é que dizem estudar ou ler Marx.

Mas, sem sombra de dúvidas sou municipalista. Também tenho plena consciência que o exacerbamento de poder da Uniãos e dos parlamentares é um dos motivos, secundários, já que o principal é o argumento acima, do aniquilamento dos Movimentos Sociais. Pois estes, principalmente os que se dizem de esquerda, passaram a entender que eram e são o movimento social (aí entra a mosquinha azul novamente). Portanto é no município que as coisas devem acontecer, sim. Mas, infelizmente, nossas autoridades não estão preparadas para receber mais Poder e , nós, homens comuns e de bem, cada vez estamos mais reféns e sem pretensões de confrontar. Afinal, VIVER É PRECISO. E, a maioria dos nossos são Governistas e não querem se contrapor com os Senhores Plutocráticos. A bem da verdade, é que a maioria dos nossos estão cada veaz mais encagaçados e confusos. Pois para dar a cara para bater, atualmente, há que se ter muita compreensão e despreendimento de toda esta situação. Além de grana, é claro.
Por ora fico por aqui, senão o bixo pega.
Santin

Nenhum comentário: