sábado, 22 de março de 2008

Governo promove interação histórica com rádios comunitárias

08/03/08
Consolidar os eixos da comunicação como instrumento de inclusão e participação social, utilidade pública e ferramenta para exercício da cidadania. Essa foi a temática que norteou o primeiro encontro promovido entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e cerca de 20 representantes de rádios comunitárias de todo o Estado. Na ocasião, também foi apresentada uma proposta de parceria inédita com a Unesco, que levará Sergipe a ser o primeiro Estado do país a intermediar capacitação técnica, formação e incorporação de novos valores através de um projeto validado internacionalmente para radiodifusão comunitária. O evento ocorreu na tarde desta sábado, 8, no Del Mar Hotel.
A secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, abriu a reunião expondo diversos focos da política de comunicação implementada pela Secom, dentre os quais a necessidade do Governo do Estado buscar a construção de um relacionamento produtivo com todos os meios que levam informação aos cidadãos, ampliando a perspectiva de buscar atingir todas as comunidades e zonas de difícil acesso na capital e no interior do Estado.
Segundo Eloísa Galdino, a partir do conhecimento da realidade de todos os segmentos da comunicação, o Governo do Estado buscará interagir para garantir o acesso à informação pública e de qualidade. Nesse contexto, a iniciativa pioneira de parceria com a Unesco alavancará Sergipe para uma posição de vanguarda na valorização das rádios comunitárias como ferramenta de difusão cultural.
Parceria
A secretária explicou que o processo de consolidação da parceria com a Unesco se dará a partir do diagnóstico da real situação das emissoras comunitárias, da construção de projetos em conjunto com a equipe da Secom e, sobretudo, da valorização das peculiaridades de cada uma das regiões atingidas. "Buscamos construir uma comunicação social participativa, integrada aos diversos segmentos sociais, como uma política pública que promova o conhecimento, o reconhecimento e a valorização da cultura sergipana", afirmou Eloísa Galdino.
O projeto, que será apresentado ainda neste mês de março, no Itamaraty, em Brasília, é pioneiro no país e se consolidará como uma ferramenta de cooperação de extremo interesse para os técnicos da Unesco, fazendo de Sergipe uma unidade incubadora de novas experiências que poderão ser implementadas em diversos países do mundo.
Resgate
"Essa ação do Governo do Estado é de grande valia, pois os entusiastas da radiodifusão comunitária já estavam desmotivados e descrentes do papel que essa comunicação exerce no contexto social. É uma ação inédita que, sem dúvida, fortalecerá o importante papel dessas emissoras", avaliou o representante da Gerú FM, de Tomar do Gerú, Edvaldo Ferreira da Silva.
"Estamos no ar há três anos e já ouvi diversos relatos que desencorajam quem se inicia na difusão comunitária. Essa ação da Secom, além de representar uma nova visão da comunicação, é o resgate das rádios comunitárias em Sergipe", destacou o representante da FM Boca da Mata, em Nossa Senhora da Glória, Jorgival Santana.
A necessidade de capacitação e de desenvolvimento de projetos eficientes para funcionamento das rádios comunitárias também foi relatado como elemento de extrema importância. "A partir dessa parceria com uma instituição como a Unesco, poderemos enfrentar nossas principais dificuldades que são o desvio da real função das emissoras comunitárias, a organização e a necessidade de capacitação para quem executa esse trabalho como uma vocação de vida", pontuou o representante da Anchieta FM, de Aracaju, Joselito Cavalcante.
Outra preocupação exposta no encontro refere-se à conquista de sustentabilidade pelas emissoras para continuar desenvolvendo uma atividade de relevância social. "Este é o primeiro de muitos encontro que pretendemos realizar nesse processo de construção coletiva e interação entre as próprias emissoras, a Secom e entidades como a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, buscando implementar um processo evolutivo na solução das principais questões que envolvem atualmente as rádios comunitárias", sintetizou Eloísa Galdino.
A iniciativa também pretende envolver diversas outras instituições no reconhecimento e valorização do papel das rádios comunitárias para a sociedade, buscando a modificação do panorama atual das emissoras no estado de Sergipe.
A Secom também pretende apoiar a realização de um detalhado disgnóstico da atuação das rádios comunitárias em todo o Estado, que subsidiará um projeto de modernização para essas emissoras. Outra iniciativa é fornecer apoio para a formação de uma rede de rádios comunitárias no estado, com promoção de cursos deprodução de áudio, incorporando conteúdos jornalísticos que tenham foco nas preocupações sociais, além de seminários e workshops voltados à discussão da atuação dessas emissoras. Além disso, a Secom também pretende apoiar a divulgação da programação das emissoras.
Participaram do encontro o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, as assessoras do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, Kadydja Albuquerque e Nanah Alves, o assessor para radiodifusão, Cloves Trindade, e o presidente da seccional de Sergipe da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, José Tavares de Menezes.

Nenhum comentário: